COOPERATIVAS

Tetra Pak e Cempre em parceria para ajudar trabalhadores

25/05/2020

A Tetra Pak em parceria com o Compromisso Empresarial para a Reciclagem (Cempre) e a plataforma Reciclar pelo Brasil realizará aporte para a compra de kits de higienização, máscaras protetoras e alimentos básicos para aproximadamente cinco mil trabalhadores de cooperativas de materiais recicláveis. "Nossos pensamentos estão com as pessoas que tiveram suas vidas afetadas por conta da situação atual. Diante de um desafio sem precedentes, estamos empenhados em direcionar nossos esforços para a colaboração e ajudar comunidades vulneráveis que acompanhamos há tantos anos. É nosso compromisso agora, mais do que nunca, atuar de modo a proteger as pessoas e o futuro", afirma Valéria Michel, diretora de sustentabilidade da Tetra Pak do Brasil e Cone Sul. 

A parceria junto ao Cempre irá impactar mais de 820 cooperados de 62 cooperativas localizadas nos mais diversos municípios brasileiros. A Tetra Pak apoiou também levantamento realizado pelo Cempre sobre o panorama da coleta seletiva no Brasil e as necessidades das cooperativas frente à pandemia de COVID-19. 

Segundo o estudo, cerca de 35,5% dos municípios não alteraram a programação da coleta seletiva; 26,3% reduziram a frota de caminhões e a frequência de entrega dos resíduos nas cooperativas; 24,9% dos municípios suspenderam temporariamente o serviço de coleta seletiva e 12,7% dos municípios avaliados não possuem o serviço de coleta seletiva implementado. O levantamento servirá como base para identificar questões relevantes para desenvolver ações que continuem a auxiliar o elo da cadeia da reciclagem mais afetado pela paralisação, além de iniciar a elaboração de planos e inciativas direcionados para a retomada das atividades. 

A Tetra Pak também participa da plataforma Reciclar pelo Brasil - programa de cooperação entre 15 empresas e associações de diferentes segmentos do mercado em parceria com a ANCAT (Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis). O grupo dará suporte financeiro às famílias de cooperados durante dois meses. A previsão é que mais de 4.300 cooperados de 160 cooperativas recebam o auxílio.