Troca de recicláveis por composto orgânico e sabão em barra

05/06/2021
Os materiais recicláveis serão destinados para as cooperativas de reciclagem habilitadas na AMLURB.

Na Semana Nacional do Meio Ambiente, comemorada entre 1 e 5 de junho, a cidade de São Paulo recebeu diversas ações educativas para incentivar o descarte correto de resíduos sólidos. Na primeira semana de junho, sete terminais de ônibus e o Parque da Juventude disponibilizaram pontos de troca de recicláveis, eletrônicos e óleo de cozinha usado por composto orgânico e sabão em barra. A Prefeitura inaugurou também dois novos Ecopontos na região da Zona Leste, além do anúncio de recebimento de gesso nas 120 unidades – de maneira gradativa.

As atividades, promovidas pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (AMLURB) e Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), ocorreram em toda capital paulista e tiveram como meta conscientizar a população para diminuir o impacto dos resíduos no meio ambiente. 

Os materiais recicláveis coletados nos pontos de troca serão destinados prioritariamente para as cooperativas de reciclagem habilitadas na AMLURB, a fim de fomentar e contribuir com a geração de renda de 940 famílias de cooperados. Já os resíduos eletrônicos serão encaminhados para Cooperativa Coopermiti, também habilitada na autarquia; e o óleo de cozinha usado será destinado para o Instituto Triângulo, que transforma o material em sabão em barra.