ENERGIA SOLAR

UFSCar implanta duas usinas no campus

23/11/2020

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) implantou, desde 2017, sete Usinas Fotovoltaicas nos campi da Universidade e no Hospital Universitário (HU-UFSCar), além de substituir quase 50 mil lâmpadas convencionais por lâmpadas LED. Estes projetos de eficiência energética equivalem ao plantio de 4.400 árvores ao ano. Coordenado pelo Vice-Reitor da Universidade, Prof. Dr. Walter Libardi, o projeto tem apoio da área de projetos da Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI-UFSCar) e, em especial, do Engenheiro Armando Gullo Martins, supervisor da área de projetos da Fundação. 

A partir de novembro, duas novas usinas estão em operação no campus de São Carlos: a primeira, na Unidade Saúde-Escola (USE), na Área Norte, com capacidade de geração de 73,83 KwP; a segunda, no Edifício de Aulas Teóricas (AT) 01, na Área Sul, com capacidade de geração de 60,72 KwP. "Reduzimos o consumo de energia da Universidade em 30%, melhoramos a iluminação e contribuímos para a preservação do meio ambiente", afirma Libardi. 

A UFSCar por meio de editais abertos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) obteve R$ 8,5 milhões para investimentos em eficiência energética. “No final de 2019, a UFSCar também recebeu R$ 2 milhões em recursos extraorçamentários do Ministério da Educação (MEC) para investimento em energia limpa", complementa o Vice-Reitor.

O investimento resulta em redução do consumo de energia elétrica. "Esta redução equivale ao consumo de 1.905 famílias ao ano. Além disso, são 733 toneladas de CO2 a menos sendo emitidas na atmosfera", conta o Engenheiro Gullo Martins. Os dados foram elaborados em conjunto à empresa Vitális Energia, a qual atua em parceria à Universidade nestes projetos. "Preservar o meio ambiente é pensar nas futuras gerações", afirma a Reitora da UFSCar, Profª. Drª. Wanda Hoffmann.