ENERGIA EÓLICA

Unipar e AES Tietê criam JV para Bahia

08/09/2020

A Unipar e a AES Tietê acabaram de formar joint venture para a geração de energia eólica. Anunciada em novembro de 2019, a negociação inclui a construção de um complexo de geração de energia eólica, com capacidade instalada de 155 MW médios, equivalentes a 78 MW médios de energia assegurada a P50, nos municípios de Tucano, Biritinga e Araci, todos no estado da Bahia. 

"Consideramos este investimento estratégico, na medida em que ampliará nossa condição futura de competitividade, em um mercado marcado por competição local e global que demanda a busca contínua por eficiência. Queremos fortalecer nossas práticas produtivas aliadas à visão de sustentabilidade ponta a ponta", explica o CEO da Unipar, Maurício Russomanno. Atualmente, energia elétrica é um dos insumos de maior peso dentro do processo produtivo de soda e cloro, utilizados em inúmeros segmentos da atividade econômica no país. 

As obras do complexo eólico devem começar no primeiro semestre de 2021 e o projeto será concluído no final de 2022. A Unipar firmou contrato de consumo de 60 MW médios com a JV, por um período de 20 anos, com o início da sua vigência previsto para 2023. A parcela de energia remanescente produzida será comercializada pela JV no mercado livre. 

A AES Tietê foi selecionada como parceira estratégica por seu histórico de atuação com fontes de energia limpa, além da capacidade técnica reconhecida internacionalmente. Para Ítalo Freitas, CEO da empresa, a parceria corrobora a estratégia da companhia em continuar seu crescimento no país, com portfólio 100% renovável, oferecendo cada vez mais soluções que agreguem valor aos clientes. A AES coordenará toda a construção do complexo, que conta com a plataforma Siemens Gamesa 5.X, com aerogeradores de 115 metros de altura, com potência de até 6,2 MW, e rotor de 170 metros de diâmetro, a maior máquina "on shore" do Brasil, e adequadas às condições de vento local. Os fornecedores de toda a estrutura dos aerogeradores, por exemplo, já foram contratados.