ITAIPU

Usina reabre vertedouro para ajudar vizinhos

25/05/2020

Após quase um ano fechado, a usina de Itaipu reabriu seu vertedouro para liberar água para ajudar a aumentar o nível do Rio Paraná a jusante (abaixo da barragem). A medida possibilitará o escoamento da safra de grãos do Paraguai e da Argentina até o Porto de Paranaguá (PR). 

A longa estiagem prejudica a navegação no Rio Paraná, dificultando o transporte de grãos dos dois países vizinhos para os portos de Buenos Aires, na Argentina, e do Uruguai. “Essa ajuda é para evitar um colapso na economia dos países vizinhos numa época de tantas dificuldades”, diz o general Joaquim Silva e Luna, diretor-geral brasileiro de Itaipu.

O vertimento inicial previsto deve durar 12 dias e não haverá prejuízo para a produção da usina, já que a demanda solicitada à Itaipu continua baixa. A Itaipu e a Defesa Civil alertam a população sobre o aumento da vazão. Há mais de um mês, os governos brasileiro, paraguaio e argentino negociam uma maior produção da usina de Itaipu, que havia sido reduzida em função do desaquecimento da economia.