REUSO

UTE Pecém aumenta aproveitamento

23/08/2019
A UTE Pecém implantou um sistema de tratamento, de tecnologia francesa, e elevou de 23% para 40% o reaproveitamento dos efluentes resultantes do processo de geração de energia elétrica em 2018. O sistema inédito no setor elétrico do Brasil ampliou de 3,5 para 15 o número de vezes que a água injetada nas torres de resfriamento é reutilizada na Usina. 
 
De acordo com o gestor operacional de processos químicos da UTE Pecém, Daywison Santos, 40% do efluente gerado equivalem a 38 mil m³ por mês retornando para o sistema, o que significa uma redução na necessidade de reposição de água. 
 
O controle do gasto de água é uma prioridade para a Usina desde o início de suas atividades, em 2012. "A UTE Pecém é uma das mais eficientes do País. Por conta disso, investimos todos os anos em ações para reduzir o consumo de água, minimizando o impacto sobre o meio ambiente", afirma Lourival Teixeira, diretor técnico da UTE Pecém. As unidades geradoras de Pecém, pertencentes ao Grupo EDP, têm capacidade de produção de 720MWh, o equivalente a 45% da energia consumida em todo o estado do Ceará.