ALUMÍNIO

Vendas de latinhas crescem 13,7%

24/08/2020

A Associação Brasileira de Produtores de Latas de Alumínio (Abralatas) divulgou que as quatro fabricantes de latinhas instaladas no Brasil venderam 29,6 bilhões de unidades em 2019, um crescimento de 13,7% em relação a 2018. As associadas da Abralatas – Ardagh, Ball, CanPackBrasil e Crown Embalagens – alcançaram um recorde no volume de vendas. Em 2020, a embalagem considerada a mais sustentável do planeta comemora 31 anos no Brasil e segue crescendo, especialmente entre consumidores de cerveja. 

Com a pandemia, o mercado de latas de alumínio que previa uma alta acabou registrando queda de 3,8% nas vendas no primeiro semestre de 2020. Entretanto, a cerveja em lata cresceu 0,6% no período. No último ano, a cerveja respondia por 55% das bebidas envasadas em latas, índice que alcançou os 70% em 2020. Apesar da queda das vendas em abril, o mercado recuperou-se a partir de maio e as vendas registraram recorde em junho de 2020. 

"O consumidor brasileiro está mudando alguns hábitos. E a boa notícia é que estas novas escolhas trazem os fatores da segurança, equilíbrio, praticidade, qualidade e meio ambiente, justamente tudo que a lata oferece", afirma o presidente executivo da Abralatas, Cátilo Cândido. 

Atualmente, o Brasil possui uma das maiores taxas de reciclagem de latinhas de alumínio do mundo, com 96,9%. "O desafio aqui é aumentar o envolvimento do consumidor nessa causa. Acredito que a lata tem uma grande sinergia com a geração que está alcançando o poder de compra. Com esse crescimento potencial, prevejo um mercado em expansão que já vem ocorrendo, com uma ampla gama de produtos, mais unidades fabris e, o mais importante de tudo, a população a reconhecerá como a embalagem mais sustentável do planeta", observa o presidente da Abralatas.