REÚSO

Veolia e Nestlé firmam parceria

22/05/2017
A Veolia Water Technologies firmou contrato com a Nestlé Brasil para fornecimento de tecnologias de tratamento de efluentes industriais na unidade fabril de São José do Rio Pardo (SP). A unidade da gigante de alimentos foi escolhida como mais um modelo de projeto para reúso de água proveniente dos efluentes. 
 
Com esta nova instalação, a Nestlé deixará de captar 192 m³/dia de água para uso (make-up) nas torres de resfriamento e passará a usar água de reúso. “A meta é promover o reúso do efluente tratado na Estação de Tratamento de Efluente Industrial (ETE), que tratará 8 m³/h por meio de um processo de polimento com ultrafiltração combinado com sistema Cips e CEB (Vide System Design) para a remoção de sólido suspenso, tornando-o fonte de abastecimento nas torres de resfriamento”, explica Verena Fernandes Pereira, coordenadora de vendas da Veolia Water Technologies Brasil. 
 
As duas empresas já possuem diversas parcerias em nível mundial, como, por exemplo, o projeto “Zero Água”, desenvolvido na planta da Nestlé em Jalisco, no México. A unidade foi a primeira da Nestlé no mundo a operar com autossuficiência de água, sem utilizar fontes externas, aproveitando a água retirada do leite fresco processado na fábrica. A iniciativa faz parte dos compromissos globais da Nestlé para uso responsável da água, dentro de sua plataforma de Criação de Valor Compartilhado.