Vestas e Casa dos Ventos firmam parceria em eólica

20/12/2022
Os contratos da comercializadora somam mais de R$ 7,5 bilhões em energia negociada até 2025.

A Vestas firmou contrato com a Casa dos Ventos para alimentar sua produção de turbinas eólicas com 100% de energia renovável nos anos de 2023 e 2024. As empresas já possuem parceria há cinco anos com o provimento de equipamentos para os complexos eólicos da Casa dos Ventos, e agora foi expandida para o fluxo circular: a Vestas, além de fabricar, instalar e manter os aerogeradores, passa a ser cliente, fechando um ciclo virtuoso em prol da sustentabilidade. “Estamos honrados em ter como cliente uma empresa que tem sido uma importante parceira nos nossos empreendimentos. Com este acordo, ampliamos a sustentabilidade dos dois negócios e a contribuição com a transição energética”, explica Lucas Araripe, Diretor de Novos Negócios da Casa dos Ventos. 

A comercializadora da Casa dos Ventos tem expandido as operações por causa do crescimento da procura por energia renovável por parte de grandes consumidores. Os contratos da comercializadora somam mais de R$ 7,5 bilhões em energia negociada até 2025. O consolidado do grupo ultrapassa 1,4 GWm em volume negociado por mês.

Para a Vestas,  a opção por energia renovável nas operações faz parte do planejamento de ações ESG da empresa no mundo todo. “Em fevereiro de 2020, lançamos nossa primeira Estratégia de Sustentabilidade, intitulada ‘Sustentabilidade em Tudo o que Fazemos’. Dentre os quatro objetivos estratégicos, essa iniciativa reforça o nosso compromisso de liderar a transição para um mundo totalmente alimentado por energia sustentável. Para isso, não usaremos compensações de carbono para nos ajudar a alcançar a neutralidade de carbono até 2030. A ação complementa toda a cadeia de valor da Vestas dentro do roteiro de circularidade (Circularity Roadmap), definindo novas metas em três áreas principais : design, operações e recuperação de materiais, que nos permitirão produzir turbinas eólicas com desperdício zero até 2040”, disse Jonathan Colombo, Head de Sustentabilidade para América Latina na Vestas.