COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS

Volvo e SSAB vão produzir “veículos limpos”

26/04/2021

A Volvo e a SSAB assinaram acordo de colaboração em pesquisa, desenvolvimento, produção em série e comercialização dos primeiros veículos do mundo feitos de aço livre de combustíveis fósseis no processo de fabricação. A Volvo planeja iniciar na Europa, ainda em 2021, a produção de veículos-conceito e componentes de aço feitos pela SSAB usando hidrogênio.

Os planos para a produção em série em menor escala serão feitos durante 2022 e seguirão para uma escala gradual para a produção em massa. As duas companhias trabalham em conjunto também para otimizar o uso de aço nos produtos da Volvo em relação ao peso e qualidade. Volvo e SSAB irão desenvolver uma série de produtos de aço livre de combustíveis fósseis com o objetivo de atingir a produção em série em outros continentes em poucos anos. “Estamos determinados a ser uma empresa neutra para o clima até 2050, alinhado ao Acordo de Paris. Isso significa que nossos veículos e máquinas estarão livres de emissões quando em operação, mas também que revisaremos os materiais, como aço, usados em nossos produtos e, gradualmente, mudaremos para alternativas livres de combustíveis fósseis. Este é um passo importante no caminho para transportes totalmente neutros para o clima”, disse Martin Lundstedt, presidente e CEO do Grupo Volvo.

Para Martin Lindqvist, presidente e CEO da SSAB, o acordo com a Volvo é um passo gigantesco em direção a uma cadeia de valor totalmente livre de combustíveis fósseis até o cliente final. “Junto com o Grupo Volvo, começaremos a trabalhar no desenvolvimento e produção em série de produtos de aço isentos de combustíveis fósseis. Trabalharemos junto com nossos clientes para reduzir seu impacto climático e, ao mesmo tempo, fortalecer sua competitividade. Estamos à procura de como nos tornar um fornecedor mais abrangente de aço isento de combustíveis fósseis para clientes como a Volvo”. 

O aço livre de combustíveis fósseis recém-produzidos pela SSAB será um complemento importante para o aço tradicional e reciclado usado nos caminhões, equipamentos de construção e outros produtos da Volvo. O aço da SSAB será produzido através de uma tecnologia completamente nova, usando eletricidade e hidrogênio livres de combustíveis fósseis. O resultado será um impacto climático muito menor e uma cadeia de valor livre de combustíveis fósseis. A parceria inclui ainda uma revisão de soluções logísticas comuns que podem contribuir para reduzir o impacto ambiental da SSAB de transportes internos e externos. A ambição é usar veículos Volvo movidos a baterias ou células de combustível.

A SSAB pretende começar a fornecer ao mercado aço livre de combustíveis fósseis em escala comercial em 2026. O desenvolvimento de uma cadeia de valor livre de combustível fóssil, da mina aos produtos de aço acabados, ocorrerá no âmbito da iniciativa HYBRIT, que a SSAB vem impulsionando junto à LKAB e Vattenfall desde 2016. A empresa mantém uma planta-piloto em funcionamento desde agosto de 2020 e em breve começará a produzir volumes menores de ferro esponjoso usando hidrogênio. Este material será usado para fazer o aço a ser utilizado na parceria.