INOVAÇÃO

Votorantim Metais apoia oito projetos de startups

24/02/2017

A Votorantim Metais selecionou oito projetos de desenvolvimento de inovações tecnológicas para a indústria de mineração e metalurgia empreendidos por start up que integram o programa Mining Lab, para dar apoio financeiro.

O programa foi lançado em novembro de 2016 e teve 115 projetos inscritos no total, nas áreas de nanotecnologia e energias renováveis. Desses, 18 projetos chegaram à etapa final de seleção, feita por uma banca examinadora. Depois disso, os candidatos participaram em um processo de imersão, a fim de melhor conhecer as atividades da empresa e compreender as áreas onde os projetos devem ser aplicados.

Finalmente, as start ups apresentaram seus projetos para a banca examinadora, que se definiu pelos oito considerados melhores. Os vencedores contarão com apoio técnico da Votorantim Metais e serão acompanhados pela Fiemg e pela Techmall, aceleradora de start ups. A Votorantim Metais também anunciou que poderá investir no desenvolvimento das soluções e estabelecer parcerias para a busca de investimentos, compra ou distribuição dos produtos e serviços das start ups.

Os oito projetos vencedores, são: Fornecimento de Biometano para substituição do gás natural utilizado nas caldeiras da unidades de Juiz de Fora (MG) a partir de resíduos de caixas de gordura, da Ecoterra-Bio; Aumento do rendimento da recuperação das nanopartículas de zinco com uso da Ciência da Fluidodinâmica Computacionasl, da Tau Flow Engenharia; Modelar e sijular o forno do óxido de zinco com o uso da Ciência da Fluidodinâmica Computacional, para identificar os fatores que geram as perdas do processo e propor soluções visando o aumento da eficiência energética, também da Tau Flow Engenharia; Geração de energia por meio de recuperação energética de resíduos ou biomassa, da Zeg Environmental; Retirada de íons metálicos para transformação em produtos, com o auxílio de ímã e sem a necessidade de acrescentar demais reagentes químicos, da nChemi Engenharia de Materiais; Tratamento de efluentes com alta concentração de sais minerais dissolvidos, proporcionando a sua recuperação e uso como fertilizante agrícola, da Ecosoluções; Tecnologia de pirólise rápida de biomassa para obtenção do bio-óleo para transformação em biomassa padronizada líquida, da Bioware – Desenvolvimento de Tecnologia de Energia e Meio Ambiente; e Desenvolvimento de novas tecnologias para a produção mais sustentável de biodíesel, da Bchem Solutions.

De acordo com Rodrigo Gomes, Gerente de Inovação e Tecnologia da Votorantim Metais, “o Mining Lab nos colocou em contato com startups de diversos estados e confirmou que nosso modelo de inovação com abertura para novas ideias é o melhor atalho para a fronteira tecnológica. Tivemos 115 inscrições, um número acima do esperado para projetos em temas tão específicos”, afirma.