Waterlution e Instituto Iguá promovem programa no Rio

25/06/2023
A parceria vai desenvolver o programa Passos d´Água para habilitar jovens estudantes

A ONG canadense Waterlution firmou parceria com o Instituto Iguá para promover iniciativas voltadas ao acesso à água e saneamento a comunidades em vulnerabilidade. A parceria vai desenvolver o programa Passos d´Água para habilitar jovens estudantes a entender a segurança hídrica de forma ampla e prática, e, desta forma, despertar uma visão cidadã de meio ambiente com ação e desenvolvimento mútuo da comunidade escolar e de todos os ambientes que essas pessoas estão inseridas. 

O projeto inédito também utiliza metodologia para traduzir desafios locais em linguagem acessível para estudantes de escolas públicas, fornecendo ferramentas além da grade curricular comum. A parceria quer que os estudantes pensem em o que falta nos seus territórios e propor o desenvolvimento de soluções para os desafios de Água, Saneamento e Higiene, e Clima. Com o apoio da Iguá Rio, responsável pelo serviço de distribuição de água e coleta e tratamento de esgoto da região da Barra da Tijuca, Recreio e Jacarepaguá, e pelo ciclo completo do saneamento nos municípios de Miguel Pereira e Paty do Alferes, alcançando mais de 1 milhão de pessoas, e do Movimento SOS Lagoas contribuindo, especialmente, com a articulação de parceiros locais, o projeto piloto acontecerá na cidade do Rio de Janeiro, em uma escola municipal para alunos do ensino fundamental e que serão formados nas metodologias de inovação colaborativa da Waterlution. 

A metodologia empregada no Rio será levada a outras regiões do Brasil formando novos facilitadores que poderão treinar novos jovens multiplicadores. “O programa é desenvolvido especialmente para que a comunidade escolar possa responder à emergência climática com práticas de Água, Saneamento, Higiene e Clima no seu dia a dia. E entendemos que nenhum outro assunto é mais urgente e atual. Estamos animados e com uma grande expectativa”, comenta Renata Ruggiero, diretora presidente do Instituto Iguá. Para Dawn Fleming, Diretora da Waterlution Brasil, os jovens precisam de espaços para se arriscar e desenvolver confiança para aplicar ideias nas suas esferas de atuação possíveis. “Buscamos potencializar eles com habilidades, redes e ferramentas que possam contribuir para navegar esses cenários atuais, co-criando soluções locais que farão futuros diferentes”.