TERRAS INDÍGENAS

Zezico Guajajara assassinado no Maranhão

06/04/2020

Diretor do Centro de Educação Escolar Indígena Azuzu, Zezico Rodrigues Guajajara, foi assassinado em estrada próxima à aldeia Zutiua, no município de Arame (MA), no último dia 31 de março. Assim como Paulinho Guajajara, morto em 2019, Zezico integrava os Guardiões da Floresta, grupo criado em 2007, depois do massacre e da morte de Tomé Guajajara. Ele era uma liderança da Terra Indígena Araribóia, no centro-oeste do estado do Maranhão. 

A Terra Indígena Araribóia reúne aproximadamente 120 indígenas que realizam fiscalização independente e são contra o roubo de madeira dentro de suas terras. 

De acordo com dados do Instituto Socioambiental (ISA), entre setembro de 2018 e outubro de 2019 as invasões na Terra indígena Araribóia abriram 1.248 km de ramais para exploração ilegal de madeira e detectou 4.863 alertas de exploração ilegal de madeira. O aumento das invasões e exploração ilegal de madeira disparou quando Jair Bolsonaro assumiu a presidência. Desde então, houve crescimento no desmatamento e na violência no campo, seja porque a atuação dos órgãos federais de fiscalização diminuiu, seja pela intenção do Governo Federal em legalizar invasões de terras públicas, como aconteceu com a edição da Medida Provisória 910.